Reservar Agora →

City&Sea

Cidade e praia. O Rio vive 24 horas por dia e encanta por sua riqueza natural e vida cultural tão únicas no mundo. Veja nossas dicas de lugares, exposições e pessoas que merecem ser conhecidos para você experimentar a real essência carioca.

Música e dança

Banda de Ipanema

A Banda de Ipanema foi fundada em 1964. Idealizada por Albino Pinheiro, ela ganhou vida através do Ferdy Carneiro, e liderada por Albino, junto com Jaguar, Ziraldo e a turma toda de O Pasquim, como uma forma de inovar o carnaval e protestar com irreverência contra as limitações impostas pela ditadura.

É considerado o bloco mais democrático do Rio, levando por todo o bairro de Ipanema pessoas que são, acima de tudo, apaixonadas por carnaval. A Concentração acontece na Praça General Osório e a banda geralmente passa duas semanas antes do início oficial do carnaval.
Fatos interessantes:

• O grupo se inspirou na “Banda da Mula Manca – Em Boca Dura”, criada pelos jovens das famílias Carneiro e De Filippo. Eles usavam ternos, fingiam tocar instrumentos estragados e contratavam uma “banda de verdade” para tocar
• A primeira concentração saiu do bar Jangadeiros
• Os primeiros mestre-salas e porta-bandeiras da banda foram Chico Buarque, Maria Vasco, Leila Diniz. As gêmeas Laura e Delia Carvalho, senhoras nos seus oitenta anos e conhecidas no bairro, chegaram a ser madrinhas da banda.
• Seu lema é Yolhesman Crisbelles!, tirado da pregação de um desajustado, que vendia bíblias na Central do Brasil, e que seria a frase que identificaria o verdadeiro anjo do juízo final. Os agentes militares do Exército pensavam que era uma crítica à ditadura, mas a frase de fato não significava absolutamente nada.

Foto: Kátia Carvalho

Banda de Ipanema
Rua Jangadeiros
Rio de Janeiro, Brazil

PHONE:
55-21-0000-0000

HOURS:
Thur-Sun 9 p.m. to 5 a.m.
Capacity: 600

WEBSITE:
teatroodisseia.com.br

Credit cards not accepted

View on Google Maps